terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tubarão-branco

Você já imaginou estar no mar e avistar um grande tubarão-branco? Assustador, não é mesmo? Não é por menos que todos possuem grande temor a esse animal, pois ele é conhecido como o grande predador do oceano!

O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) apresenta até oito metros de comprimento, incríveis duas toneladas de peso e vive por aproximadamente 70 anos. No quesito velocidade, o peixe impressiona, atingindo cerca de 60 km/h.

Apesar de atacar muitos surfistas, ele não é um predador de humanos. A sua alimentação é baseada em focas, leões-marinhos, golfinhos, tartarugas e elefantes-marinhos. O tubarão-branco é considerado o topo da cadeia alimentar dos oceanos, sendo, portanto, extremamente importante para esse ambiente, pois atua controlando a população de suas presas, o que evita, consequentemente, que ela aumente de forma exagerada.

O seu ataque, que é feito de forma solitária, normalmente atinge a vítima por baixo, o que dificulta a fuga. Seus dentes afiados e a mandíbula forte fazem com que esse ataque comumente seja fatal. Ele apresenta mais de três mil dentes em sua boca, que, diferentemente de nós, estão dispostos em várias fileiras. Além disso, os “dentinhos” do tubarão-branco apresentam até sete centímetros de comprimento.

Os tubarões-brancos são conhecidos por sua curiosidade, pois mordem tudo o que acham para melhor identificar os objetos. Sendo assim, nem sempre os ataques aos humanos é para a obtenção de alimento. Geralmente eles só estão procurando entender o que é aquele objeto, entretanto, em razão de sua mandíbula forte, podem acabar levando pessoas à morte. Estima-se que, em média, os tubarões (incluindo outras espécies) matem de três a cinco pessoas por ano em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário